06 dezembro 2017

 

O King Jong-un do mundo ocidental



Trump não dá só uma imagem caricata dos Estados Unidos da América do Norte, como um dos presidentes eleitos mais ignorantes e fanfarrões do globo. Ele é um perigo real para o mundo, criando novos focos de tensão, agravando outros que já vinham de trás e destruindo o que de progressivo para a paz e para um maior equilíbrio das relações intrernacionais tinha sido conseguido.
Com a sua ignorância ou mesmo dolo de actuação tem feito tudo o que lhe é possível para reverter os progressos que custosamente foram atingidos no combate às alterações climáticas, desistindo dos acordos de Paris e favorecendo com as suas políticas uma agudização da crise ambiental.
Tudo tem feito para instabilizar ainda mais o Médio Oriente, minando o acordo nuclear com o Irão, dando alento à pretensão hegemónica da Arábia Saudita e acalentando as ambições mais retrógradas e agressivas dos falcões de Israel.

A sua última provocação é o anúncio, contra todas as advertências internacionais, de instalação da embaixada norte-americana em Jerusalém, reconhecendo-a como capital israelita. Enfim, Trump não desiste de incendiar o mundo. Ele é o King Jong-un, para pior, dos Estados Unidos da América do Norte. 





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)