07 novembro 2017

 

Cem anos depois

A Revolução de Outubro tinha, como a Revolução Francesa, um programa libertador e universalista. Mas, diferentemente desta, colocou como objetivo central o valor igualdade entre as pessoas, e procurou criar um novo tipo de poder democrático e popular: os sovietes.
Esse programa falhou e a herança que ficou é trágica.
Mas a "vitoriosa" democracia liberal não é o fim da história e cada vez mais mostra a sua incapacidade para instaurar uma ordem internacional, ou mesmo interna, que respeite sequer os valores proclamados.
As desigualdades internas e a nível internacional não param de crescer, a corrupção e os negócios sujos tornaram-se um modo normal de gerir a economia (que não pode prescindir daqueles "buracos negros" chamados "offshores"), os migrantes são entregues à morte, a desregulação laboral que a globalização incentivou criou um imenso exército de párias pelo mundo inteiro...
Pensar que esta selva é a "ordem natural das coisas" acabará mal, poderá acabar em convulsões sociais e políticas mais ou menos amplas, em revoluções, triunfantes ou derrotadas, ou "perdidas" como a Revolução de Outubro. Que foi uma imensa esperança para legiões de trabalhadores em todo o mundo e para muitos povos no seu movimento libertador.
Se a herança não é recomendável, a esperança por um mundo melhor, essa, ainda não morreu.






<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)