30 março 2017

 

Cristiano Ronaldo


O aeroporto do Funchal é agora aeroporto Cristiano Ronaldo. A alternativa a esse nome era Alberto João Jardim. Entre um e outro, sempre é melhor o primeiro, mas é uma tristeza confrangedora que a Madeira só tenha essas duas personalidades dignas de relevo suficiente para os seus nomes figurarem em lugares públicos. Os nomes desses dois ocupam todo o espaço disponível da celebridade da ilha, sendo que um é um futebolista e outro, um político cuja singularidade reside num caciquismo paroquial e no espalhafato anticontenitental. O futebolista acabou por suplantar o politico, averbando mais uma vitória neste campeonato dos nomes.
Os aeroportos internacionais só em casos excepcionais devem ser crismados com nomes de personalidades. Já foi mau terem posto o nome de Sá Carneiro ao aeroporto de Pedras Rubras. Para mim será sempre o aeroporto de Pedras Rubras – um nome invulgar, quase poético. Pedras Rubras. E o aeroporto de Lisboa será sempre o aeroporto da Portela. Em Paris, um dos aeroportos tem o nome de Charles De Gaule, mas Charles De Gaule, por sobre as polémicas e desavenças que possa ter causado, foi o símbolo da França livre num dos momentos mais críticos da história do século XX, em que a França foi invadida e ocupada pelas tropas alemãs. E o seu nome só foi posto ao aeroporto de Roissy depois da sua morte. Em Portugal, Humberto Delgado foi também o símbolo da resistência ao salazarismo, mas não atinge a estatura épica de Charles De Gaule. Bastar-lhe-iam, penso, todas as memórias que perpetuam o seu nome por cidades e vilas de Portugal.

Quanto a Cristiano Ronaldo, francamente!… É um herói do futebol.Leva o nome de Portugal na ponta dos pés? Pois leva, mas isso não é a mesma coisa que ter desbravado os mares e dobrado o Cabo Bojador, mas até parece. Além disso, é um moço de trinta, trinta e poucos anos; tem muito para andar ainda e muito para provar fora do relvado. Pode ainda dar muitos chutos que causem calafrios. A ver vamos. Por sobre isso, tem já memórias de sobejo na sua ilha natal.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)