27 abril 2014

 

A menos que...


 

 

Vasco Pulido Valente escreveu n’ O Público do dia 25 de Abril uma crónica intitulada O Manicómio, aludindo ao comportamento recente de certas personalidades, como Mário Soares, a propósito de uma afirmação sua sobre Salazar e os dinheiros públicos, e o grupo de notabilidades que assinou o Manifesto dos 74, e eu lembrei-me de uma história engraçada.

É assim: um doido estava internado no velho hospital do Conde de Ferreira. Tendo-se provavelmente escapulido à vigilância, entrou a passear pela cerca e, aproximando-se do gradeamento de ferro  que a separava da rua, pôs-se a contemplar o movimento das pessoas e dos carros,  que, ali, costumava ser intenso. A dada  altura, interpelou um transeunte, deste jeito:  «Eh, lá! Vocês aí são todos malucos»?

Não sei se a história tem relação com a crónica de Vasco Pulido Valente, mas o certo é que ele a termina afirmando que “Portugal é um manicómio”. Quer dizer, serão malucos tanto os observados, como os observadores. Tudo depende da perspectiva. A menos que VPV se considere um observador forâneo do país. 





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)