26 dezembro 2013

 

Discurso de S. Nicolau em tempos de crise


«Minhas pequenas senhoras! Meus pequenos senhores! Têm encarecido muito as coisas no paraíso durante os últimos anos. Os géneros de primeira necessidade estão pela hora da morte. O preço do maná tem dobrado pés com cabeça. As rendas de casas das estrelas têm subido muito, e ainda o outro dia, conversando sobre este assunto com o meu compadre e amigo S. Pedro, porteiro, ele me contava que se não tem hoje uma pequena água-furtada senão pelo dobro do preço por que antigamente se alugava um bom primeiro andar na Via Láctea. A mão-de-obra das asas dos serafins tem encarecido na mesma proporção, e há santas, boas menagères, que têm despedido muitos querubins das suas peanhas, por não os poderem sustentar, ficando apenas com um anjo para todo o serviço ou tomando um querubim a dias. O mafarrico, com quem me encontrei há dias numa excursão de recreio, referiu-me que as coisas não corriam melhor no Averno. Têm ali afluído nos últimos anos muitos banhistas de enxofre. O número das almas em tratamento sulfúreo é enorme, gasta-se imenso combustível, o que tem feito encarecer tudo. Acrescentou o mafarrico, que só na verba cabeleireiro gastava ele hoje dez vezes o que gastava antes para lhe pentearem o rabo e para lhe frisarem os chavelhos aos sábados. De modo que, meus pequenos senhores e minhas pequenas senhoras, não é só neste mundo que é preciso economia; ela é indispensável em toda a parte. Para o fim de responder liberalmente às cartas que vós me dirigistes, e que eu oportunamente mandei buscar aos vossos sapatos pelo meu escudeiro Hauscrouff, que ora vedes presente neste recinto, eu gastei todos os meus bens da mitra, e ainda está uma boneca – essa maior – que ficou na conta para ser paga em prestações ao mês. De forma que, enquanto vós ides brincar alegres e satisfeitos com os vossos bonitos que vos trouxe, uma grande infinidade de meninos se acham por esse mundo a chorar, por não terem brinquedos nenhuns. Peço-vos pois que, para fazer deste dia dos meus anos um dia de alegria completa e geral, me deis todos os vossos bonitos velhos, a fim de que eu presenteie com eles as criancinhas menos felizes, que não podem ter como vós bonitos novos. Hauscrouff! Aproximai o cesto!»

 

Este discurso de S. Nicolau foi escrito nos nossos dias? Até parece que sim, mas não foi. Foi escrito não sei em que data, mas seguramente na segunda metade do século XIX. e vem n’ As Farpas de Ramalho Ortigão, T. 5º, Livraria Clássica Editora, a propósito da celebração do  Natal e do pouco cuidado que as nossas crianças mereciam às entidades oficiais, em contraste com as tradições das «pequenas nações amoráveis, como a Holanda e a Bélgica», onde impera(va) a pedagógica acção natalícia do venerando S. Nicolau.  

Pelos vistos, a boa tradição desses países do Norte, fez chegar primeiro a austeridade às regiões etéreas dos santos e serafins e às profundas do Inferno, antes de a imporem aos bárbaros países do Sul.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)