02 julho 2013

 

Os briefings do dr. Pedro Lomba: uma vezes on, outras vezes off, propaganda sempre

Para melhorar a "comunicação" com os portugueses, o governo iniciou ontem contactos diários com a imprensa... O problema dos portugueses não é, afinal, a austeridade e todas as desgraças que a têm acompanhado, o problema é que estão mal informados e agora o governo prestimosamente quer prestar-nos esta ajuda preciosa de nos informar, para não nos deixarmos enganar pela vozes perniciosas de alguns transviados que nos querem convencer de que temos direito aos direitos que vêm na Constituição.
Para isso o dr. Pedro Lomba, anterior cronista de jornal, agora governante, inventou um novo método: o dos "briefings", o que quer dizer uns encontros com os jornalistas, que não são bem conferências de imprensa, nem debates, são uma espécie de reuniões ou conversas amigáveis com os jornalistas sobre os temas escolhidos pelo governo, os temas que o governo acha que estão mal compreendidos pelo povo... E então,  dr. Lomba escolhe o tema, chama os jornalistas e explica-lhes o que eles devem explicar ao povo (que por vezes é duro de entendimento).
Mas ainda falta o melhor. É que as tais conversas têm duas fases: a fase "on" é aquela em que os jornalistas podem gravar, registar imagens, relatar o que se passou ao pagode; mas segue-se a fase "off", que é secreta, pelo menos para nós, cidadãos indiferenciados. Aí os jornalistas desligam os aparelhos e nada podem dizer do que lá se passa... Brilhante, não é verdade? A liberdade de imprensa interpretada pela dupla Maduro/Lomba...
Será que os jornalistas vão aceitar esta tentativa de manipulação?





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)