12 julho 2013

 

"Carrasco", o que é?

A presidente da AR gosta de dar lições de cultura política e cívica aos autores de protestos nas galerias, preocupando-se geralmente em mostrar a sua erudição nessas áreas (e assim contribuindo para a elevação do nível cultural e cívico do povo ignaro que elegeu aqueles representantes).
Dentro dessa linha, ontem produziu um comentário que deixou algumas dúvidas de interpretação. Disse ela: "Não podemos deixar, como dizia Simone de Beauvoir, que os nossos carrascos nos criem maus costumes."
A obscuridade foi depois explicada pela assessoria da presidência da AR: "carrasco é qualquer elemento de perturbação". Portanto, "carrascos" seriam, terão sido, os assistentes que das galerias lançaram uma ação de protesto, com gritos e cartazes, no decorrer dos trabalhos parlamentares...
Creio sinceramente que se trata de um conceito claramente excessivo. "Carrasco" denota uma atitude de crueldade que está evidentemente ausente de um ato de protesto sonoro.
Mas o mais interessante é o recurso a uma citação de Simone de Beauvoir, procurando a citadora uma legitimação "à esquerda" para a sua ordem de "despejo" das galerias. Não conheço a frase nem a obra donde terá sido extraída - uma "antologia" (???) de 1945. Mas tenho muitas dúvidas de que estivesse no espírito da alegada autora da frase a adequação da mesma a uma situação como a que agora ocorreu na AR...
Enfim, aguardemos mais umas pílulas de erudição nos próximos protestos (se os houver, já que "provavelmente" as regras de acesso às galerias vão ser "reconsideradas"...).





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)