28 maio 2013

 

A coadoção

O "Prós e Contras" da RTP não proporcionou, como aliás é habitual, dado o "formato" do programa, uma discussão enriquecedora sobre o tema selecionado: a coadoção. A demagogia e o primarismo marcaram os argumentos da maioria dos adversários. Lembre-se que a coadoção visa apenas criar (aliás, completar) laços jurídicos numa família que já está constituída de facto. As crianças já vivem com dois pais ou duas mães... A coadoção vem apenas estabelecer o vínculo entre o progenitor não biológico e a criança. Mais nada.
Argumentar-se com a "natureza" e o "superior interessse da criança" é ridículo. O interesse da criança é precisamente ser filho adotivo do cônjuge do progenitor biológico! Mas como não se trata de uma família "normal", os vigilantes da família tradicional vêm fulminar os "desviantes" com os seus dogmas.
E a "natureza", valha-nos deus, que tem a natureza a ver com os afetos? Como dizia Jorge de Sena: "Nós somos o que nega a natureza." (Já agora só mais dois versos do mesmo poema genial: "Somos esse negar da espécie, esse negar do que nos liga ao Sol, à terra, às águas. Para emergir nascemos." ("A morte, o espaço, a eternidade", de "Metamorfoses"). Para emergir nascemos, ouviram?
Os argumentos invocados nada têm a ver com o interesse da criança, mas com os dogmas e os preconceitos associados à visão tradicionalista da família (só um casal formado por um homem e uma mulher é digno de ser uma família...).
As novas formas que a família vem assumindo nas sociedades que se libertaram da opressão paternalista e patriarcal assustam aqueles vigilantes da ordem moral.
Mas vão ter que se conformar. É que, para emergir nascemos.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)