16 dezembro 2012

 

Mais um massacre

Correndo o risco de repetir muito do que aqui já foi dito pelo Artur Costa, não posso deixar de dizer também alguma coisa sobre mais um massacre na "América".
O que é realmente mais perturbador nestes massacres recorrentes nos EUA é o facto de ocorrerem em ambiente (aparentemente) pacífico, contra inocentes, praticados por jovens integrados, e sem motivos aparentes, pelo menos sem motivos político-ideológicos.
Serão um ato de revolta... Mas contra quê ou quem?
O que é manifesto é o desprezo pela vida humana, ou o diminuto valor que lhe é atribuído.
Note-se que esta chacina aconteceu no Connecticut, que não é propriamente o Far West, numa pequena cidade, sem qulquer registo de conflitualidade social.
É evidente que a liberdade de posse de armas, um direito de cidadania segundo a Constituição daquele país (e não há cidadão que se preze que não tenha uma arma, pelo menos), favorece essas ocorrências.
Mas não pode ser só isso. Porquê atacar crianças? Porquê atacar escolas? Porquê matar em massa? A reiteração de atos deste tipo não será certamente ocasional.
Há factos que não podem ser escamoteados.  A cultura da violência é dominante naquele país. São as permanentes guerras em que está envolvido (com o culto dos seus "heróis"), e guerras internas, como a "guerra às drogas" (que é largamente uma guerra contra os negros), a guerra contra os imigrantes... É a pena de morte, um inequívoco "valor cultural" americano. É a "cultura popular", impregnada de violência, de pistolas, de assassinatos, de organizações criminosas...
É claro que, em oposição, temos a "Música no Coração", o universo Walt Diney, e outros produtos afins (aliás também muito comerciais...).
Temos também as lágrimas de Obama, bem ensaiadas... (antes das eleições teriam sido mais rentáveis, mas ficam sempre bem...) Mas para que servem?
As raízes da violência serão demasiado profundas para poderem ser atacadas sem desfiguração do "sistema"...





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)