30 dezembro 2012

 

Detachment


Foi um texto do João Lopes (dos poucos “críticos” de cinema que vale a pena tomar em linha de conta) que me chamou a atenção para este filme de Tony Kaye (realizador de América Proibida), com um extraordinário Adrien Brody no papel principal e vários secundários de peso liderados por James Caan.
O filme centra-se na problemática vida de um professor substituto (com o ambivalente nome de Henry Barthes) numa escola pública de Nova York.
O nome do filme em português O Substituto começa por deixar pelo caminho a subtileza e a importância do título original, extraído de uma citação de Albert Camus, com a qual o filme se inicia ("And never have I felt so deeply at one and the same time so detached from myself and so present in the world").
Poder-se-ia dizer que é um filme sobre o distanciamento, sobre a indiferença, sobre a incapacidade de ver e sobre a dificuldade de educar num mundo sobrecarregado de imagens (How are you to learn anything if all of the images are provided for you?”).
O silêncio que rodeou este filme entre nós e a rapidez da sua exibição (já só está no UCI à meia-noite) é bem sintomático dos tempos de patetice cinéfila e comunicacional em que nos movemos.
Um excelente texto, uma estética muito apurada, música perfeita, grandes interpretações e um tema actual e controverso que nos deixa a pensar.
Em suma, um grande filme que não deixa realmente ninguém indiferente.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)