05 novembro 2012

 

Obama II

Amanhã os americanos lá vão a votos, num dia de semana, como é habitual, para desencorajar o mais possível as pessoas (pelo menos as que trabalham) de votar...
A reeleição de Obama não estará garantida, o que é um pouco estranho, já que normalmente os americanos dão dois mandatos aos presidentes, o que até é razoável. E se até Bush filho foi reeleito, que diabo, porque não o seria Obama?!
É claro que Obama apresenta alguns problemas para muitos americanos, a começar pela cor da pele. Tem também o handicap de ser muçulmamo (às escondidas) e de nem sequer ser americano... Os homens brancos não gostam mesmo dele... Tem de pescar votos no restante eleitorado.
Mas penso que acabará por ser reeleito. Tem a seu favor trunfos contraditórios. Para a direita conservadora mostra a cabeça de Bin Laden (e de mais três ou quatro esposas deste, também abatidas na mesma ocasião, e geralmente esquecidas), os drones, e a continuação indefinida de Guantánamo.
Para o resto do eleitorado, exibe a sua reforma da saúde, bem tímida em termos europeus, mas inovadora naquele país... Acenou também com algumas ideias simpáticas aos setores liberais, em matéria de droga, discriminação sexual, etc. Nada de concreto, é certo.
Para mim, o mais positivo do seu mandato foi a revogação da declaração de guerra ao terrorismo. Embora apenas no plano das ideias, uma vez que continua a guerra no Afeganistão e a permanente "pressão" (consintamos neste eufemismo) sobre o Paquistão, essa declaração esvaziou o arsenal ideológico dos falcões, hienas e chacais de todo o "Ocidente".
Enfim, não há dúvida de que Obama é preferível a Romney... E mais, no estado em que está a Europa, ele até aqui faria figura de "progressista"...
Deus (Jeová e Allah) o proteja.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)