26 junho 2012

 

A questão do TC




Fui recentemente envolvido na questão do Tribunal Constitucional, tendo sido o segundo juiz recusado por um dos partidos, como noticiaram os jornais. A estes voltarei um dia destes. Sobre a recusa não direi uma palavra.

O que aqui me traz é tão somente o desejo de manifestar concordância com a opinião de Maia Costa.  Também sou contra a ideia de extinguir o TC e transformá-lo numa secção do Supremo Tribunal de Justiça, embora eu deva dizer que nunca a expressão livre das minhas ideias constituiu impedimento para eu exercer as minhas funções, de uma forma que creio ser reconhecida como independente e isenta, no STJ. Mas o certo é que sou a favor do pluralismo judiciário e que o TC é um tribunal com características especiais que não seriam devidamente satisfeitas se ele fosse transformado numa secção daquele Tribunal.

Também dou razão ao Maia Costa no que diz respeito à nomeação dos juízes pelo presidente da República. Pelo menos, de todos os juízes. Nem pensar.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)