14 julho 2011

 

Tabloidização

O caso do pasquim (também designado por tablóide) "News of the World" não se resume a um escândalo de escutas ilegais. É muito mais, é a denúncia de uma vasta rede de ligações espúrias entre a "informação", a polícia e o poder político ao mais alto nível em Inglaterra.
Será que chegou ao fim o "império" desse "imperador" de sarjeta chamado Murdoch? Seria demasiado bom. Ele vai continuar a despejar lixo tóxico por todo o lado, sob a forma de tablóides de grande impacto mediático... Vai continuar a privar com dirigentes políticos, que têm medo do seu imenso poder, pois ele pode influenciar decisivamente a opinião pública... Um imenso poder não legitimado, não fiscalizado...
Mas exercido em nome de uma celestial "liberdade de imprensa", afinal cada vez propriedade de uns (muito) poucos.
Em Portugal, a tabloidização está há muito em alta e atinge sobretudo a TV. O fenómeno da concentração também é incontestável, embora ainda sem o grau atingido noutros países. Mas o nosso problema está em que se a Inglaterra tinha aquela nódoa agora extinta e tem ainda o "Sun", tem também, em contrapartida, o "Guardian". E nós, como contrapartida ao lixo, o que temos?





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)