08 junho 2011

 

Colectânea de jurisprudência: 35 anos

A importância da comemoração impõe a sua divulgação neste blog.

SESSÃO COMEMORATIVA DOS 35 ANOS DA COLECTÂNEA DE JURISPRUDÊNCIA

17 de Junho de 2011
COIMBRA

A revista Colectânea de Jurisprudência é a mais antiga revista em papel ainda publicada em Portugal para a divulgação da jurisprudência dos tribunais judiciais.
Foi fundada em 1976, na Associação Sindical dos Juízes Portugueses, para satisfazer a necessidade, sentida pela comunidade jurídica, de aceder à jurisprudência dos Tribunais de Relação.
Sempre dinamizada por um grupo de juízes que ainda hoje, renovado, mantém a actividade, passou, também, em 1993, a divulgar a jurisprudência do Supremo Tribunal de Justiça.
Em 2011, a revista edita-se também em formato digital, on-line, no sítio www.colectaneadejurisprudencia.com.
Os resultados obtidos com a revista Colectânea destinaram-se, durante muitos anos, à Associação dos Juízes e ao apoio aos familiares dos juízes falecidos. Em 1997, com o apoio da ASJP aqueles resultados passaram a ser destinados à actividade social benemérita, fundando-se a Associação de Solidariedade Social «Casa do Juiz» que hoje mantém, entre outras actividades, um Centro de Apoio Geriátrico, com a valência de Lar de Idosos.
São os 35 Anos da revista que se comemoram em 2011. Ao longo desses 35 anos as páginas da revista retratam a jurisprudência mais significativa dos tribunais superiores portugueses, coincidindo com a história da democracia constitucional do país após a Constituição de 1976, tornando-a numa referência e num património único do judiciário português.
Esse marco e esse património serão assinalados numa sessão comemorativa, no dia 17 de Junho, cujo programa é o que se segue


PROGRAMA

- Pelas 10,30 horas, no Tribunal da Relação de Coimbra, tem lugar Sessão Comemorativa dos 35 Anos da Colectânea de Jurisprudência, na qual, sob o tema "Um Olhar Sobre a Jurisprudência" farão intervenções o Prof. José Manuel Cardoso da Costa, o Dr. Miguel Veiga e o Prof. Eduardo Vera Cruz Pinto.

- Pelas 13,30 horas, terá lugar um Almoço Comemorativo, nas instalações da Casa do Juiz, em Bencanta, Coimbra.

- Pelas 15 horas, terá lugar, também na Casa do Juiz, em Bencanta, Coimbra, a apresentação do livro “História da Colectânea de Jurisprudência”, da autoria do Desembargador Alberto Ruço.

As inscrições para o Almoço deverão ser feitas na Colectânea de Jurisprudência, tels. 239 833 186 / 925 009 017





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)