13 março 2011

 

Um "requiem" do 25 de Abril?

A dimensão grandiosa das manifestações de ontem deixaram todos surpreendidos, até os organizadores... Para além do número impressionante dos manifestantes, também impressionou a diversidade dos participantes, quanto à idade, à profissão, à situação profissional, à posição social, etc.
Para tanta gente sair à rua em várias cidades do País, de Norte a Sul, algo de grave se está a passar, ninguém pode ter dúvidas (embora as manifestações tenham também tido algo de lúdico para muitos, mas essa faceta também está geralmente presente nas manifestações políticas).
Mas há qualquer coisa de amargo neste movimento. De amargo e perigoso. Este protesto contra a "precariedade" e os "políticos", sem programa, sem objectivos políticos, escape de muitas frustrações, só pode conduzir a outras frustrações ainda mais fortes se não encontrar um programa definido de luta. Pode conduzir até ao aparecimento de movimentos "messiânicos" em torno de "chefes" carismáticos. Pode favorecer em qualquer caso as correntes reaccionárias "anti-regime", que vêm propondo a "refundação" do regime, isto é, no fundo, uma revisão constitucional que elimine os vestígios do 25 de Abril e altere as regras do sistema político num sentido presidencialista, autoritário (alterando o actual equilíbrio de poderes), e acabe com o Estado Social.
Mas a culpa da "precariedade" não é do regime, pois o que tem falhado, nestas dezenas de anos de 1976 para cá, é a política governativa, que não conseguiu distribuir melhor a riqueza, nem sequer conseguiu desenvolver Portugal, aproximá-lo da Europa, e o tornou completamente dependente dos parceiros mais fortes da UE.
A dependência é agora tão grande que nem vale a pena fazer manifestações cá, porque não é cá que as grandes decisões são tomadas. Sugiro aos organizadores que a próxima manifestação seja em Berlim.
A questão é esta: as manifestações de ontem, que foram? Um "sobressalto cívico" genuíno? Ou apenas um sintoma indefinido de mal-estar, tão indefinido que pode ser aproveitado para engrossar as fileiras dos que querem o "fim do regime" democrático e constitucional, tal como o conhecemos? Foram um "requiem" do 25 de Abril?





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)