31 janeiro 2011

 

A hora do povo chegou ao Egipto

O que parecia impensável há pouco aconteceu: o povo egípcio foi para a rua, não para protestar, menos para pedir, mas simplemente para derrubar o regime!
A Tunísia foi o rastilho, o fogo propagou-se. E se o regime cair, as labaredas egípcias vão alastrar em todos os sentidos.
O que está a suceder nestes países árabes é de importância excepcional. É o povo espontaneamente que combate os regimes ditatoriais e corruptos, grandes aliados do "Ocidente". São largas camadas da população, que, embora desorganizadas, têm objectivos políticos, e lutam à margem das organizações islâmicas, que na última década têm monopolizado o protesto e a resistência às ditaduras.
Trata-se de um movimento laico, insisto, que não procura instalar nenhuma teocracia islâmica, nem se guia por princípios religiosos. É uma luta política, uma revolta popular pela liberdade, pelo emprego, contra a corrupção e o nepotismo, por melhores condições de vida.
É um movimento que merece o apoio incondicional de todos os homens livres deste mundo.
No entanto, que faz o "Ocidente"? Timidamente faz algumas recomendações, prega o "diálogo" e as "refomas", critica os "excessos" (de quem? dos manifestantes?).
Todo o habitual cinismo "ocidental" nas relações com os "outros" povos, praticado e aperfeiçoado desde o sec. XVI, se revela na sua brutalidade. Ao "Ocidente" pouco importa que esses povos sejam governados por ditaduras ou democracias, desde que os governos (ditatoriais ou democráticos) sejam "amigos", isto é, colaborantes, submissos, lambe-botas, que abram as portas aos produtos estrangeiros e que abram as torneiras do petróleo, sobretudo isso.
Ora, o povo nas ruas é sempre muito perigoso. Pode a luta descambar no triunfo de regimes laicos e nacionalistas, que protejam as riquezas próprias, que nacionalizem essa riqueza.
Por isso, o "Ocidente" tem medo... Não pode dar a mão directamente a regimes falidos, mas também não vai permitir a emergência de regimes nacionalistas.
Que são muito piores do que o terrorismo: não põem bombas em Nova York, mas cortam as torneiras do petróleo...
Que dores de cabeça que os "outros" povos põem aos governantes democráticos do "Ocidente"...





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)