06 outubro 2010

 

A República e os seus inimigos

A República acabou por fazer 100 anos em má altura. Andou ela tantos anos à espera deste especial aniversário para lhe sair na rifa uma crise financeira com mais não sei quantas crises atreladas...
A culpa, segundo os analistas e historiadores de serviço, é toda dela, da República, que veio em má hora liquidar a monarquia constitucional e genuinamente liberal que nos regia até ao infausto dia 5 de Outubto de 1910. Não fora esse dia (que moura e pereça!) estaríamos agora de braço dado com as monarquias ricas e progressivas do norte da Europa. (Outros não vão tão longe e conformam-se com a República, mas por mera resignação, e com muitas advertências para que futuramente melhore o seu comportamento).
É um delírio patético que pouco ou nada tem a ver com a análise política ou a investigação histórica (é mesmo só para "irritar" a pobre da República).
Mas é significativo do "estado mental" das elites pensantes do país, pelo menos das que têm direito de antena, um direito cada vez mais "afunilado", capturado que foi pela "pensamento único" no campo da economia-finanças, e pela correlativa ideologia neoconservadora na vertente política (e pelos "revisionistas" em matéria de história).





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)