10 março 2010

 

O Facebook, Pétain e a história

Junta-se texto do Luís Eloy habitual colaborador do Sine Die, com o título em epígrafe:

Uma pequena rua de Milltown, New Jersey foi denominada, em 1920, Petain Avenue.
Mas, na sequência de um protesto individual sobre a continuação do aludido nome, gerou-se um movimento no facebook denominada “Change Pétain Street”, apresentando a fotografia do célebre cumprimento do Marechal a Adolf Hitler, defendendo que mudar de nome seria “fazer o que está certo”.
Obrigado a tomar posição, o Conselho Municipal local pronunciou-se, por unanimidade, contra essa intenção, correspondendo ao sentir dos seus habitantes, alguns dos quais tinham nascido e crescido na rua com aquele nome.
E a seu favor tiveram o testemunho do mais conhecido historiador do regime de Vichy, Robert Paxton (pioneiro da nova investigação histórica desse regime com o seu La France de Vichy de 1973).
O retirado professor da Universidade de Columbia pronunciou-se a favor da manutenção do nome esclarecendo a sua visão de Pétain: “I don’t see him as a profoundly wicked man, but a deeply misguided one. His priority was to get along with the Germans, and as a result he got dragged in deeper and deeper. He was an accomplice, not an instigator”.
E, depois considerou ser mais importante perceber e recordar as razões da queda de Pétain da glória para a infâmia (de herói na I Guerra Mundial para vilão na II) do que apagar o seu nome. E com o brilho dos grandes historiadores rematou “His story is so much a part of the way history unfolds. I don’t think obliterating it adds to our understanding in any way”.
Esta interessante discussão, globalmente difundida pelo New York Times do passado dia 7 de Março, em torno de um nome de uma recôndita rua, de uma pequena cidade dos Estados Unidos é bem merecedora de reflexão: sobre o fenómeno emergente das redes sociais, sobre a memória e sobre a importância da história como esquema social estruturante.


Luís Eloy





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)