21 fevereiro 2010

 

As armas do Irão

Está há muito em marcha uma campanha contra o Irão em tudo idêntica à montada contra o Iraque. Agora não são as "armas de destruição maciça", são as "armas nucleares" que o Irão estaria a construir.
Tal como Hans Blix, o sueco que presidia às inspecções a que o Iraque estava sujeito, nunca viu as ditas armas, também El Baradei, egípcio, presidente da Agência de Energia Atómica da ONU, nunca reuniu elementos objectivos sobre o alegado programa militar nuclear do Irão. Mas os EUA e o "Ocidente" em geral não estavam satisfeitos com esse entendimento (como não estavam anteriormente com Hans Blix, que foi corrido do Iraque antes de levar com alguma bomba americana em cima).
Terminado o mandato de El Baradei, foi escolhido um sujeito muito mais compreensivo com os interesses ocidentais, um tal Yukiya Amano (cuja nacionalidade desconheço). Com os mesmos dados de El Baradei (note-se, com os mesmos dados) chega a conclusões muito diferentes (e ainda dizem que o direito é que é ambíguo!): há "suspeitas", ou a "possibilidade" de que o Irão esteja mesmo a executar um programa de armamento nuclear! "Suspeitas" são provas quando se trata de um inimigo do "Ocidente"!
A opinião pública europeia e americana tem vindo a ser preparada sistematicamente há anos para um eventual acto de força contra aquele país. Então não é evidente para toda a gente que o Irão tem bombas nucleares, ou que pode vir a tê-las (o que é mesmo, não é verdade)? Alguém tem dúvidas?





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)