28 dezembro 2009

 

Lembrando um homem raro,isto é, um homem

Vejo, por uma crónica de Manuel António Pina, que faleceu Rui Polónio Sampaio. Também eu senti o mundo, à minha volta, estreitar-se angustiantemente com o desaparecimento deste homem, que foi um probo advogado e cidadão discretamente interventivo, exemplo raro de lhaneza e elegância moral. Também a mim ele me tocou de uma forma indelével, desde o momento em que o conheci e nos poucos momentos em que privei com ele (normalmente em circunstâncias profissionais, em intervalos ou finais de actos transformados em festa de convivência). Curiosamente, foi o Manuel António Pina quem mo apresentou, a pedido dele, por causa de um acto meu que lhe pareceu digno de elogio. Exemplo de uma tocante humildade, sendo eu quem deveria curvar-se perante a sua grandeza.
Mas o melhor será passar à crónica de Manuel António Pina, que diz tudo deste homem raro de uma forma incisiva, concisa e poeticamente iluminante:


RUI POLÓNIO SAMPAIO

Noutro tempo e noutro lugar que não os nossos, a morte de Rui Polónio Sampaio não passaria despercebida pois o desaparecimento de homens com a sua estatura moral deixa o país (o pais que sabe o que isso significa)se possível ainda mais pobre e mais doente. A informação chegou-me por Germano Silva que deu, por acaso, com um pequeno anúncio necrológico num jornal e me telefonou dizendo: “A sua morte não foi notícia porque ele era um mau exemplo, o exemplo de um homem íntegro”. Se os cabalistas têm razão e o peso moral do Mundo assenta sobre os ombros de alguns justos existindo no meio de nós sem que os reconheçamos e sem que eles próprios saibam de si, Rui Polónio Sampaio foi provavelmente um deles. Na Net, habitualmente tão prolífica, a sua existência resume-se a duas ou três entradas acerca da sua passagem pela UEDS (União da Esquerda para a Democracia Socialista) em finais dos anos 70 e à notícia de que traduziu uma peça de Molière. Pelos vistos, cumpriu discretamente a sua missão, tocando de forma indelével todos aqueles que, como eu, de si se aproximaram, e partiu como chegou: inteiro.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)