21 agosto 2009

 

Leituras de verão

Nestes quentes dias estivais, a leitura é sempre uma ocupação a não perder.
Eu recomendo este poema de Francisco Bugalho, que vem a propósito:


ROMANCE POLICIAL

Acabei o romance policial
E sinto a amargura indefinível
Daquela personagem principal.

(Lá fora há silêncio na madorna
Que o sol lança sobre as coisas.)

Pobre mulher loira que matou por amor!

Afinal, isto é banal;
Mas hoje, não sei porquê,
Sinto bem fundo o drama
Daquela personagem principal.

(Zumbe sobre a minha mesa uma mosca cansada...
Lá fora anda o calor do sol; não há mais nada.)

Só eu estou cheio do sonho
Da mulher loira que matou por amor...
E, não sei bem porquê, também componho
Um drama em que entro, e é desolador.

Sinto-me simplesmente comovido
Como um colegial,
Com esta história simples, sem sentido,
E superficial.

Há dias assim,
E eu bem estou vendo como é falso
O caso do romance policial.
Mas...
Queria poder salvar
Aquela mulher dócil e franzina
Que matou por amor,
E cuja morte
Fez surgir esta dor
Que me domina.

É enternecedor
O fim do tal romance policial!
É de mau gosto, frágil e banal!

(Lá fora, que calor!...)





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)