18 abril 2009

 

A CIA amnistiada

Obama divulgou, anteontem, os pareceres elaborados pelo Departamento da Justiça que legitimaram a tortura.
Mas simultaneamente garantiu aos agentes da CIA que não seriam punidos. Citando: "Ao divulgar estes memorandos, é nossa intenção assegurar àqueles que executaram o seu dever confiando de boa fé nos pareceres do Departamento da Justiça que não serão sujeitos a sanção."
No fundo é a velha ideia, invocada por todos os carrascos, de que não devem ser punidos os que se limitaram a cumprir ordens...
Obama, aliás, não se coíbe de fazer um rasgado elogio aos homens e mulheres da CIA, que lutam "corajosamente na linha da frente de um mundo perigoso"... E, para que não houvesse quaisquer dúvidas, afirma peremptoriamente: "Sempre farei o que for necessário para proteger a segurança nacional ds Estados Unidos."
Nenhuma surpresa: Obama veio para continuar o império (por meios mais dúcteis, mas seguramente mais eficazes), não para o fechar!
De qualquer forma, não se compreende o silêncio sobre a responsabilidade dos autores dos memorandos... Será que também estavam de boa fé? E os dirigentes? Rumsfeld, em especial, era um anjinho "enganado" pelos juristas?
O ajuste de contas com o passado fica-se pela divulgação dos memorandos?
Será que as vítimas das suas nefandas teses se vão conformar?





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)