03 março 2009

 

Pilha-galinhas

Com a devida autorização do Autor e porque o caso relatado e posto sob a sua mira sarcástica, diz respeito a um tema actual da Justiça - o do confronto dos pilha-galinhas com os agentes da verdadeira criminalidade dos dias de hoje e a diferente eficácia, ou dicotomia eficácia-ineficácia dos tribunais para responder a esses dois tipos de criminalidade, aqui se reproduz o artigo de Manuel António Pina publicado hoje no JN.


Crime e castigo
Noticia o JN que está marcado para o dia 20 de Abril, no Tribunal da Maia, o julgamento de um homem que, em 2007, terá arrombado um galinheiro e furtado duas galinhas no valor de 50 euros.
A Justiça tarda, mas chega. O criminoso andou mal e merece justa punição, quer pela mediocridade de fins quer pela ruralidade de meios. Gente como ele, que pilha galinhas em vez de fundar um banco e pilhar as contas dos depositantes, ou como aquela septuagenária que não pagou uma pasta de dentes num supermercado em vez de pedir uns milhões à Caixa, comprar o supermercado na bolsa e igualmente não o pagar, vendendo-o depois à Caixa através de um "offshore" pelo dobro do preço (ou vendendo-lho mesmo antes de o ter comprado), não tem lugar no Portugal moderno e empreendedor. Ainda por cima, deixou-se apanhar. Se calhar, até confessou, em vez de invocar lapsos de memória. E aposto que nem se lembrou de se divorciar antes de ser preso, pondo os 50 euros a salvo na partilha de bens. Não queria estar na pele do seu advogado, não há Código de Processo Penal que valha a um caso destes. É condenação mais que certa.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)