15 janeiro 2009

 

A democracia em Israel

Israel é habitualmente apresentado como um exemplo único (um "oásis") de democracia no Próximo Oriente. (Não sei se o Iraque sob ocupação americana também já é democracia...).
Mas é uma democracia bem esquisita. Israel não é um estado como os outros. É um estado hebraico, onde os judeus de todo o mundo podem ser recebidos como nacionais.
Pelo contrário, os árabes lá residentes, os que escaparam à expulsão em 1948, têm um estatuto diferente os judeus. São cidadãos de segunda, de alguma forma como os negros na África do Sul do apartheid. Estão representados no parlamento, mas duma forma completamente desproporcional à população global do estado. Sobre eles recai uma série de proibições, como a de participar nas forças armadas. Agora os dois partidos árabes foram impedidos de participar nas próximas eleições. Razão da decisão: negam o carácter judaico do estado, e apoiam a luta armada contra Israel.
Israel é de facto o estado dos judeus. E é tão democrático como a antiga Atenas, em que a democracia era só para os cidadãos, mas não para plebeus nem escravos.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)