08 maio 2008

 

Binyam Mohamed

Este nome corresponde a um prisioneiro de Guantánamo que garante que foi levado para lá num voo que escalou as Lajes. Num dos célebes "voos da CIA".
Ele está tão seguro disso que escreveu ao nosso PM, pedindo-he que investigue o caso e o denuncie.
Sócrates respondeu simpaticamente, por intermédio do chefe de gabinete, ao advogado (por ser problemática a entrega da resposta pessoalmente ao detido). E disse-lhe que tem seguido o caso das transferências de prisioneiros com "preocupação" e "atenção". E até está "completamente disponível" para "contribuir totalmente na investigação". Boa vontade, portanto, não falta. Faltam, sim, provas, ou seja, "evidências". Sócrates não sabe de nada. E lembra (chutando a bola) que quem pode saber alguma coisa é o PGR, pois os poderes executivo e judicial estão separados em Portugal (o que Binyam e o seu advogado poderiam não saber).
O mais interessante, porém, são as declarações do ministro Amado. Disse ele ao "Público", e reportando-se a esta matéria, que está "tranquilo". E mais disse que já perguntou a Washington se tinha havido alguma ilegalidade e de lá disseram-lhe que não. E o ministro Amado "confia" plenamente no seu interlocutor.
Dois comentários:
1. Quando alguém diz que está tranquilo, quase sempre não o está. Geralmente é uma declaração implícita de falta de tranquilidade, se não de culpa. A tranquilidade não tinha nada a ver com o assunto. A pergunta do jornal não era sobre o estado de espírito do ministro. Era se os tais voos são mentira ou verdade.
2. Acreditar na resposta de Washington à pergunta se houve ou não voos legais não é demasiada ingenuidade?





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)