07 dezembro 2007

 

A luta de classes na Ordem dos Advogados

Marinho tem um esilo inconfundível, misto de Jardim e Hugo Chávez, e assim ganhou as eleições para uma Ordem até agora sempre nas mãos da "aristocracia". Ele representa o oposto de Júdice: não tem verniz (agora anda à pressa a envernizar-se, mas é pior a emenda que o soneto), tem um escritório individual, na província, tem uma advocacia generalista, tem de apoveitar tudo o que lhe bate à porta; Júdice é um dos grandes barões da advocacia, cabeça de cartaz de uma sociedade de advogados que é porventura a mais rica, a mais aristocrática da advocacia actual.
A profissão de advogado mudou muito nos últimos anos, como se sabe, agora há advogados patrões de outros advogados, há claramente interesses distintos numa classe profissional que ainda há poucos anos era bastante homogénea.
Marinho representa os "sans-cullotes", que pela primeira vez, aproveitando a sua maioria numérica na Ordem, elegeram um deles para lutar pelos seus interesses e contra os dos grandes. Enfim: a luta de classes na Ordem dos Advogados!





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)