26 março 2007

 

O Corão nos tribunais alemães

Por vezes, a preocupação multiculturalista pode levar a resultados chocantes, se não risíveis. Negar o divórcio na Alemanha, a uma alemã, embora muçulmana e casada segundo a lei islâmica, com base no Corão, por alegadamente este permitir os castigos corporais do marido sobre a mulher, é pôr a ridículo o verdadeiro multiculturalismo, fundado no respeito pelas outras culturas, mas não na subserviência da nossa a qualquer outra. Na Alemanha não se pode aplicar uma lei que contrarie a constituição alemã: isso parece claro e evidente! A violência conjugal não pode deixar de constituir aí uma conduta reprovável e reprovada.
Aliás, são sempre questionáveis estas interpretações literais dos livros religiosos e das leis assentes na tradição que eles inauguram. Os livros fundadores das religiões não podem ser lidos à letra, eles estão cheios de metáforas, de parábolas, e de outras figuras de retórica, que fazem o seu encanto.
O perigo surge quando aparecem os intérpretes "fiéis ao texto". Eles aparecem um pouco por todo o lado. E então começa a intolerância.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)