10 novembro 2006

 

1º aniversário

O Sine Die fez ontem um ano. Como acontece (quase) sempre, o projecto inicial não se cumpriu inteiramente. Sabe a pouco o que realizámos ao longo deste 1º ano. São muitas as razões e não vale a pena tentar inventariá-las. Um blogue como o nosso é um espaço plural, dependente das disponibilidades, da criatividade, da dedicação, da iniciativa e da "inspiração" momentâneas de cada membro, sem qualquer coordenação, muito menos direcção, de algum deles. É como espaço absolutamente livre que dá gosto nele participar.
A importância dos blogues tem sido nos últimos tempos desvalorizada. Mais do que isso: alguns comentadorers e opinadores com banca montada na imprensa vêm erguendo as suas vozes indignadas contra a própria existência dos blogues. Não se nega que a blogosfera é um espaço propício à irresponsabilidade, ao abuso da liberdade, à vil maledicência, à calúnia que procura a impunidade.
Por isso, nos assumimos desde o início como autores identificados e responsáveis pelas nossas opiniões e movidos apenas pelo desejo de intervir civicamente. Cremos que temos sido fiéis à declaração de princípios que é a nossa Nota de Abertura.
E continuaremos o nosso projecto, a que se juntaram entretanto outros membros, vindos de gerações mais jovens, cientes de que a blogosfera é hoje um espaço essencial da esfera pública, um espaço essencial do exercício da liberdade de expressão, que vem sendo progressivamente coarctada pelo "afunilamento" ideológico, pelo estreitamento da margem crítica "conveniente" da comunicação social, mesma da escrita.
A promessa que deixamos é, pois, a de prosseguir na mesma linha, mas com mais empenho, com mais intervenção, chamando novos membros, dentro do espírito da pluralidade e diversidade ideológica, geracional e de género que preside ao nosso projecto. A nossa referência comum é a Nota de Abertura, ou seja, a fidelidade ao Direito, aos direitos, à justiça. É esse o "juramento" que nos une e que nos guia.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)