09 setembro 2006

 

A confissão de Bush

Confessou tudo: as prisões secretas da CIA; os voos secretos para Guantánamo de "combatentes ilegais"; o recurso à tortura nos interrogatórios ("procedimentos alternativos"). Reconheceu tudo o que até agora tinha negado. Ninguém se espantou. Já se sabia que tudo aquilo era verdade. E já se sabia também que a mentira passou a ser moeda corrente na Casa Branca.
Simultaneamente foi divulgado um novo manual de tortura, ou melhor, um novo manual sobre o tratamento de prisioneiros, que vem "limitar" os métodos de interrogatório. Mas atenção: este manual é apenas para o Pentágono, isto é, para as forças armadas, não para a CIA, e muito menos para os seguranças contratados pela CIA ("outsourcing" investigativo).
Entretanto, todos os "combatentes ilegais" continuam sem conhecer o seu destino: como vão ser julgados? por que "tribunais"? com que regras?
Tudo isto parece um "thriller" de mau gosto. Mas não é. É a realidade. E, não nos esqueçamos, é para nosso bem, porque nos protege dos "terroristas". Temos de estar agradecidos.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)