28 maio 2006

 

Aung Suu Kyi

No passado dia 26/5 a ONU, através de Kofi Annan (andava pelo oriente, de visita oficial à Tailandia), pediu ao governo de Myanmar a libertação da líder da oposição – também Prémio Nobel da Paz – Aung Suu Kyi (que, dos últimos 16 anos, passou 10 anos presa, ora na prisão ora em prisão domiciliária).

Na semana anterior, Kofi Annan havia enviado o seu secretário adjunto para os Assuntos Políticos a Myanmar, o qual teve reuniões com o general Than Shwe, presidente da junta militar que governa o país e, também, com a líder da Liga Nacional para a Democracia.

Os EUA, “vigilantes e sempre preocupados com direitos humanos”, comunicaram que haviam reiterado o mesmo pedido…

Myanmar prometeu rever o caso e responder em 24 horas.

Uma onda de esperança renasceu mas, a resposta foi: a prorrogação da prisão domiciliária de Aung Suu Kyi por mais um ano!

Aung Suu Kyi que já conta com 3 anos de prisão domiciliária, vai ter que aguentar pelo menos mais um ano…

Os EUA, sempre atentos, naturalmente condenaram a prorrogação da prisão domiciliária.

Agora, se outros sobressaltos não ocorrerem… e vivemos em tempos de ditaduras… só daqui a algum meses, voltaremos a ter notícias do presídio de Aung Suu Kyi.

Os “grandes líderes e afins”, que toda a gente pensa que “controlam o mundo”, já podem dormir descansados… cumpriram a sua missão… e o resto, não está nas mãos deles!

Qualquer dia estão todos sentados à mesma mesa, discutindo violações dos direitos humanos, debatendo sempre com as habituais cumplicidades…





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)